Leia atentamente este termo de consentimento para teleconsulta.
Os dados abaixo visam orientá-lo(a), fornecendo-lhe informações importantes sobre o uso compassivo de MEDICAÇÕES DERIVADAS DA PLANTA CANNABIS, INCLUINDO O CANABIDIOL BEM COMO OUTROS FITOCANABINOIDES E TERPENOS incluídos em algumas apresentações denominadas “FULL SPECTRUM” ou ainda apresentações com diferentes concentrações dos diversos fitocanabinoides identificados até o presente momento, indicados pelo seu médico e/ou de uso autônomo e consentido por ambos (médico e paciente ou médico e pessoa responsável pelo paciente) respeitando-se o PRINCÍPIO DA AUTONOMIA tanto do médico prescritor quanto do paciente e, nestes casos aplicando-se a CONDUTA DE REDUÇÃO DE DANOS, informando ainda os possíveis riscos associados ao uso de tais substâncias.
Declaro que a realização de uma teleconsulta será feita por videoconferência individual e intransferível...
Após a avaliação e investigação diagnóstica pelos médicos Doutores(as), fui informado sobre as possíveis opções de tratamento dos sintomas em decorrência da minha enfermidade. De acordo com o médico acima, de minha escolha, as medidas terapêuticas adequadas foram adotadas anteriormente a esta proposta de tratamento medicamentoso que estou escolhendo, tendo sido caracterizada a condição de REFRATARIEDADE MEDICAMENTOSA às medicações habituais e aprovadas para o controle clínico de minha doença ou tendo sido caracterizada SÍNDROME DE DEPENDÊNCIA DE DROGAS PSICOATIVAS (CID10 F19.2).
Fui igualmente informado que REFRATARIEDADE MEDICAMENTOSA é definida quando pelo menos dois medicamentos, escolhidos e utilizados de maneira apropriada e em doses terapêuticas, não melhoraram de forma significativa os sintomas de minha doença, mesmo sem produzir efeitos colaterais significativos.
O médico me informou que alguns estudos sugerem que estas substâncias extraídas da maconha (plantas Cannabis sativa, Cannabis índica e Cannabis ruderalis), chamadas genericamente de fitocanabinoides, não produzem os efeitos típicos da maconha e podem melhorar os sintomas que venho apresentando.
Fui igualmente informado de que, a exemplo de quaisquer outros procedimentos médicos, o(s) medicamento(s) proposto(s) (CANABIDIOL ENTRE OUTROS FITOCANABINOIDES E TERPENOS) não são isentos de riscos ou agravos à minha saúde. Os efeitos indesejáveis mais conhecidos, até o momento, são: sonolência, fraqueza e alterações do apetite, no entanto, efeitos em prazo mais longo ainda não foram adequadamente estudados.
Além disso, sei que o canabidiol pode interferir na quantidade sanguínea das medicações que estou utilizando, o que pode diminuir a eficiência dos mesmos ou aumentar seus efeitos colaterais indesejáveis.
Estou ciente que durante o tratamento podem surgir complicações de diferentes naturezas, como efeitos colaterais ainda não descritos ou reações alérgicas inesperadas.
Fui informado que o canabidiol e os demais fitocanabinoides e terpenos ainda não são registrados como medicações e seu uso está sendo feito em caráter compassivo, excepcional, devido à ausência de resposta de minha doença às outras medicações e terapias disponíveis (pelo menos 2 já utilizadas).
O médico responsável avisou-me que poderá responder às minhas dúvidas quando necessário.
Sou igualmente sabedor que, apesar do empenho do meu médico, não existe garantia absoluta no resultado desta medicação com relação à melhora dos sintomas da minha doença.
Estou ciente de que a SÍNDROME DE DEPENDÊNCIA DE DROGAS PSICOATIVAS E/OU OUTRAS DROGAS é caracterizada por uma ou mais das características a seguir: desejo forte e compulsivo, abstinência, tolerância, abandono de prazeres, persistência apesar de consequências.
Meu médico avisou-me de que os fitocanabinoides bem como quaisquer outras terapias medicamentosas podem ser utilizadas em ÂMBITO PALIATIVO. O cuidado paliativo é definido como a assistência promovida por uma equipe multidisciplinar com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diante de doenças ameaçadoras da vida (OMS 2002, 2007).
O clínico também esclareceu-me sobre o PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DOS PACIENTES. Declaro estar ciente de que a autonomia é um dos princípios bioéticos básicos, sendo garantida a liberdade de escolha sobre o tratamento, sem coações externas.
Por fim, autorizo a utilização de meus dados e dos dados gerados pelo meu tratamento para finalidades científicas, permitindo a utilização de tais informações para comparações, compilações e publicações científicas.